Cumadis e Cumpadis, é baum dimais, sentar-se a beira de um Fogão de Lenha, aquecer os nossos corações com suas prosas e recordações, viajar no tempo e nas emoções, sem dispensar aquele delicioso Cafézin, uma moda de Viola ou Violão, uma Família, amigos e irmãos, com Deus no coração! Oh coisa boa sô!!! Deus Bençoe ocêis tudin!!!

Se achegue prum Cafezin...

Se achegue prum Cafezin...
... e vamu proseá Cumpadi e Cumadi! Oh coisa boa sô!!!

Meus queridos cumpadis e cumadis que me seguem! Oh coisa boa!!!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Risoto de Bacalhau


Dia................................................Tarde.....................................Noite sô!!!

Oh trem baum né cumadis e cumpadis! Oia eu aqui traveis sô! Que a doce e preciosa paz de Jesus Cristo esteja em vossos corações e Lar. Uns domingos atras nós nos reunimu no Fogão de Lenha lá da cumadi Simone e o cumpadi Vieira, e foi só festa. Tava conosco o Chef Jorge, perito em Peixe, depois apresento restante! Fui escalada amode preparar um Risoto de Bacalhau e num deixei a desejar naum viu sô, pruque ficou baum dimais da conta! Ocê que tuma nota da receita?

RISOTO DE BACALHAU

600 grs de Bacalhau demolhado e desfiado
02 Cebolas picadinhas em cubos
03 Tomates sem pele
02 Pimentões Vermelho médio picados em cubos
Salsinha e Cebolinha a gosto
Louro, pimenta calabresa á gosto.
eu usei 02 sachês de Tempero Sazón  Aves e Peixes 
02 Sachês Sazón  Verduras e Legumes
03 Copos "requeijão" como medida de Arroz lavado e escorrido, deixei secar
1/2 copo "requeijão" Vinho Branco Seco
Azeitonas Pretas Chilenas Picadas em Rodelas a gosto
02 colheres "sopa" de Manteiga
Ovos Cozidos para decorar
Queijo Parmesão Ralado á gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela aqueça azeite e frite o Bacalhau, reserve.
Em uma frigideira aqueça Azeite, deixe fritar o Pimentão, a Cebola, depois que dourar, coloque o tomate e deixe murchar. Coloque o Bacalhau já frito no Azeite. O Tempero Sazón, Folhas de Louro e Pimenta Calabresa.
Coloque aproximadamente 04 copos "requeijão" de água, e deixe ferver por 10 minutos. Depois coe para separar o Caldo.
Em uma Panela, doure 02 dentes de Alho amassados e frite o arroz, gosto muito desse processo, deixa o Arroz mais saboroso. Eu não usei Sal, e ficou maravilhoso, você decide se deve usar. Acrescente o Caldo que foi separado do Bacalhau, e deixe cozinhar, não deixe secar muito o caldo, então você vai acrescentar o Bacalhau, as Azeitonas e o Vinho e Salsinha, não deixe secar totalmente.

Então coloque 02 colheres "sopa" de manteiga, isso dá um sabor delicioso.

Eu usei uma refratária, coloquei metade do Risoto, polvilhei queijo ralado e coloquei o restante do Risoto.
Decorei com Cebolinha picada,  queijo ralado, Ovos Cozidos e Azeitonas Pretas, isso fica a seu gosto. 

Fica divino!

Olha eu e o Jorge na Cozinha, foi um dia inesquecível!!!




E o Jorge,  Marido da Joaninha colocou a mão na massa, ops, no peixe.... e lá foi nos preparar o melhor Pirão de Peixe que eu já comi.... quero replay Jorge!!!





Enquanto isso as cumadi Preta e esposo Dido, Marta, minha irmã Debora e André, Simone e Vieira, e Joaninha trocaram deliciosas prosás, oh coisa boa sô!


E enquanto isso, ninguém para né, corre de um lado pro outro!!! Oh coisa boa esse Fogão de Lenha sô!!!


E o Jorge fez esse maravilhoso Peixe Namorado no Molho, Pirão de Peixe divino e Salmão/Pacu assados, uma diliça qui só, eu acho que a cumadi Joaninha sua esposa passa bem pur dimai, ocêis num acha???


Até meu filho e norinha vieram para o Armoçu, Júlia e a criançada Nick, Markinhu, Gu, Arthur comeram qui só!  Saudades de vocês Jorge e Joaninha, foi muito bom dividir o Fogão nesse dia. Aprendi muitoooooo....
Espero em breve mais um dia especiar para cozinharmos, prosearmos e no finar tumá um bom Cafezinho! 
Só senti sua falta meu amor Rajbir, mas sei que um dia vamos cozinharmos juntos! Deus é bom e eu creio nisso!!!

Ocê gosto? Intaum num saía sem comentar, que sempre me faz muito bem! Deus bençoe ocÊis tudin! Oh coisa boa sô!!!


* Senhor Deus eu quero receber Flores na minha vida!!!




4 comentários:

  1. Sõnia que delícia! e que lindo que ficou!parabéns pelo belíssimo prato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada minha preciosa, ocê seja sempreeeeee bem vinda! bjss de paz

      Excluir
    2. obrigada minha preciosa, ocê seja sempreeeeee bem vinda! bjss de paz

      Excluir

Cumpadi e cumadi, eu amo arecebe sua visita, ocê num deixe di comenta uma prosa, nun saia sem tuma um cafézin, e nunca deixe de vorta, amode que, eu fico muito feliz cum sua visita! Deus bençoe ocêis tudin! Oh coisa boa sô!